terça-feira, 9 de abril de 2013

A Arte Bizantina e a Moda


Catedral de Monreale, 1172-1185

Basílica de Ravena, Imperatriz Teodora (500-548)


O Império Bizantino surgiu com a fundação de Constantinopla em 330 D.C. Graças a sua localização, a arte bizantina sofreu influências de Roma, Grécia e do Oriente. A união de alguns elementos dessa cultura formou um estilo novo, rico tanto na técnica como na cor.

A arte bizantina está dirigida pela religião. O mosaico é a expressão máxima e o dourado é amplamente utilizado devido à associação com o maior bem da terra: o ouro.

A arquitetura das igrejas foi a que recebeu maior atenção desta arte, criando-se prédios totalmente decorados. 

O apogeu da arte bizantina foi no século VI, durante o reinado do Imperador Justiniano. O esplendor da corte em meados do séc. VI emerge dos mosaicos da Basilica de San Vitale, em Ravena, que representam o imperador e sua mulher, a Imperatriz Teodora, com suntuosos diademas, broches, longos brincos, fios de pérolas e pedras preciosas principalmente safiras e esmeraldas,  reservadas ao imperador pelo Código Justiniano de 529.

Toda a opulência bizantina traduziu-se em ricos detalhes na coleção Milão FW de Dolce & Gabbana que foi inspirada nos mosaicos de Monreale, na Sicilia. A catedral de Monreale,  consagrada a Santa Maria Nuova, foi construída entre 1172 e 1185. Artistas locais, artesãos e especialistas em Bizâncio e Veneza foram chamados para criar as peças do desfile: mosaicos nos sapatos, vestidos, jóias e bolsas.